Vol 1 -2023
Congresso Sustentar

1. A gestão estratégica da sustentabilidade: perspectivas e inovações

Eixo do Trabalho – Educação, Inovação e Sustentabilidade

Renato da Costa dos Santos 
renato.santos@professor.unc.br
Universidade do Contestado-MAFRA, SC.

RCU Vol 1 -2023
Congresso Sustentar.

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Este artigo tem como objetivo analisar o papel gestão estratégica da sustentabilidade nas empresas.
Por meio de uma revisão de literatura, foi identificado a relação entre a influência de uma boa gestão na implantação dos princípios da sustentabilidade. Também foram identificadas possíveis inovações que exercem influência na gestão para a sustentabilidade nas empresas. Foram analisados artigos pesquisados em bases de dados como Scopus, Science Direct e Scielo. Os artigos encontrados tratavam da relação entre sustentabilidade e inovação, sustentabilidade e meio ambiente, sustentabilidade e legislação e sustentabilidade e gerenciamento de pessoas e projetos. A partir da análise dos trabalhos foi possível identificar relações significativas entre o papel da gestão para a sustentabilidade, por conta do papel dos gestores e a sua interação com as equipes de trabalho. Os resultados podem ajudar gestores e empresas a adotarem posturas e modelos de gestão mais favoráveis a sustentabilidade, fazendo com que os conceitos e práticas sejam incorporados de maneira mais fácil e rápida. Quanto as limitações da pesquisa, a falta de trabalhos que apresentassem testes entre variáveis pode significar uma lacuna a ser preenchida no campo de pesquisa.

Palavras-Chave: Gestão; Sustentabilidade; Inovações; Perspectivas; Revisão de Literatura.

2. Análise da manutenção predial em um hospital da secretaria de estado da saúde do paraná, comparando com a nbr 5674/2012

Eixo do Trabalho – Educação, Saúde para a Sustentabilidade
UniEnsino – Centro Universitário do Paraná

Gabriela Venâncio de Brito
gabrielabrito22@gmail.com

RCU Vol 1 -2023
Congresso Sustentar.

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O presente trabalho tem como objetivo analisar a plano de manutenção predial em um hospital público do Estado do Paraná, através de um estudo de caso. Foi realizada a análise comparativa entre o plano de manutenção do hospital e os prazos informados pela Norma Brasileira de Regulamentação 5674:2012. Toda edificação deve possuir um plano de manutenção elaborado por profissional competente, este devendo ser compatível com as normas e leis vigentes é de extrema importância que os responsáveis pelo setor de infraestrutura com o apoio dos diretores realizem os planos adequados de manutenção considerando recursos financeiros, quantidade suficiente de materiais e ferramentas.

Palavras-chave: Gestão da manutenção, Manutenção predial hospitalar, Serviços de saúde.

3. O trabalho do perito ambiental

Eixo do Trabalho – Educação, Inovação e Sustentabilidade

Gessuelyton Mendes de Lima
g_delima@hotmail.com
Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial da UFPR – PPGMAUI;

Willians Fernandes dos Reis
 wills.reis.87@gmail.com
Graduando de Direito UniEnsino

RCU Vol 1 -2023
Congresso Sustentar.

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O perito ambiental desempenha um papel fundamental na proteção e preservação do meio ambiente, fornecendo embasamento técnico-científico para a solução de questões ambientais complexas. Seu perfil é caracterizado por uma formação acadêmica sólida, habilidades analíticas e ética profissional. Contudo, o trabalho do perito enfrenta desafios como a obtenção de informações precisas e a pressão política. Suas contribuições são diversas, incluindo a identificação e avaliação de danos ambientais, o avanço da ciência e tecnologia ambiental, a conscientização da sociedade e a prevenção de novos danos. As perspectivas futuras indicam uma maior valorização e demanda por perícias ambientais, impulsionadas pelo aprimoramento tecnológico e pela conscientização crescente sobre a importância da sustentabilidade. O perito ambiental é uma peça-chave na construção de um futuro mais consciente, equilibrado e sustentável para as gerações presentes e futuras. Para tal, desenvolve-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de procedimento bibliográfico amparada na legislação vigente, além da literatura referente ao tema abordado.

Palavras-chave: Desafios. Direito. Meio ambiente. Perito ambiental. Proteção ambiental.

4.A perspectiva multidimensional do direito dos desastres ao avanço dos impactos das mudanças climáticas.

Flávia Jeane Ferrari1
flaviajeane.ferrari@hotmail.com
Doutoranda do UNICURITIBA

Luciane Mariano Freitas
lucianfreitas@hotmail.com
Graduanda em Direito da UNIENSINO

RCU Vol 1 -2023
Congresso Sustentar.

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As mudanças climáticas, aliadas ao sistema insustentável de exploração econômica, têm se tornado um desafio cada vez mais complexo e oneroso em todo o mundo, resultando em desastres ambientais recorrentes. No contexto jurídico nacional, o Direito dos Desastres é um ramo recente que enfrenta desafios e falta de integração, priorizando o pós-desastre em vez da prevenção. Este artigo analisa a abordagem multidimensional do Direito dos Desastres como uma perspectiva integrada para lidar com os impactos das mudanças climáticas. O objetivo principal é investigar os aspectos legais vinculados ao Direito dos Desastres, considerando a legislação existente, as abordagens políticas, econômicas e sociais. A compreensão dessas dimensões é crucial para desenvolver estratégias legais que permitam uma resposta integrada e eficiente, bem como a prevenção de desastres. A análise das dimensões políticas, econômicas e sociais reforça a necessidade de integração e cooperação entre esses aspectos para lidar de forma abrangente com os desafios dos desastres naturais decorrentes das mudanças climáticas. A abordagem multidimensional abordada viabiliza a formulação de estratégias mais eficazes, promovendo a justiça e a equidade para todas as pessoas afetadas ou vulneráveis aos desastres. A fragmentação do Direito dos Desastres, ao enfatizar apenas uma dimensão em detrimento das demais, perpetua as problemáticas socioeconômicas e políticas que alimentam as vulnerabilidades aos desastres.

Palavras-chave: Direito dos Desastres. Abordagem multidimensional. Mudanças climáticas. Prevenção. Vulnerabilidade.

5. Efeitos psicológicos que a ansiedade causa em transtornos gerais e como a psicanálise auxilia no tratamento

Eixo temático: Educação e Desenvolvimento Sustentável

Luan Pigaiani da Silva
luanpigaiani@gmail.com

Diego da Silva

RCU Vol 1 -2023
Congresso Sustentar.

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Dentro deste artigo iremos abordar a ansiedade e como ela causa impactos negativos no tratamento de outros transtornos mais comuns. Assim tendo como base uma pesquisa bibliográfica, podemos encarar que muitos psicólogos abordam a ansiedade como o mau do século, em paralelo a isto, mesmo sem entender de fato sobre transtornos ou de psicologia, pessoas se auto intitulam e se auto diagnosticam com ansiedade, entendendo este aspecto inicial e usando esse mesmo princípio, se auto diagnosticando com transtornos depressivo, ansioso ou bipolar, podemos observar que mesmo sendo de conhecimento comum o social não aprofunda nestes termos ou transtornos, todavia podemos de fato pensar em uma pessoa com transtorno ansioso com depressão ou bipolaridade e quais as suas dificuldades de tratamento. Em pesquisa foi possível observar que existe um impacto direto entre a Ansiedade e outros transtornos, logo, em seção principalmente podemos notar a ansiedade como uma porta de entrada para o a demanda do paciente, em caso de diagnóstico de algum transtorno, se torna necessário observar juntamente com o discurso do paciente e entender quando é necessário trazer alguma intervenção respeitando acima de tudo o tempo do paciente para conseguir adaptar esta informação. Podemos acompanhar um trajeto entre ansiedade e os outros transtornos e entender que de fato a ansiedade se torna multifatorial, alguns das suas causas se voltam a rotina daquele indivíduo, sua alimentação, seu próprio mundo psíquico e seu desenvolvimento social.

Palavras-chave: Ansiedade, tratamento, transtornos depressivos, ansioso, bipolar.

6. Hortas comunitárias e domiciliares como auxiliar no desenvolvimento sustentável

 

Eixo do Trabalho – Educação e desenvolvimento sustentável

Rosa Kioko Ilda da Silva
rosakioko18@gmail.com
Psicologia – UniEnsino

Diego da Silva
Psicologia – UniEnsino

RCU Vol 1 -2023
Congresso Sustentar.

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O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância das hortas verticais para o desenvolvimento sustentável. Para tanto foi realizada pesquisa de revisão narrativa de literatura. As hortas verticais são importantes ferramentas para o desenvolvimento sustentável e ressaltam que as hortas domésticas cultivadas em pequenos espaços, podem ser consideradas uma fonte de saúde dentro de casa, tendo em vista que o seu cultivo e consumo de hortaliças ricas em nutrientes e compostos bioativos auxiliam na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Sendo assim, considera-se que esta ferramenta contribui para o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Hortas verticais; Sustentabilidade; Educação; Sociedade.

Instituição financiadora: Não houve.

7. Um estudo de caso de neuromarketing no consumo sustentável

Eixo do Trabalho – Educação , Inovação e Sustentabilidade

Lara Cirilo de Souza;
Danieli Aparecida From.

arquivopr@gmail.com

RCU Vol 1 -2023
Congresso Sustentar.

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O neuromarketing une os campos da neurociência e do marketing para compreender como o cérebro dos consumidores reage ao seu comportamento de compra. Por outro lado, o consumo sustentável busca promover a utilização responsável dos recursos naturais com o objetivo de minimizar o impacto ambiental e social das práticas de consumo. O objetivo deste artigo é analisar o neuromarketing no consumo sustentável. A pesquisa empírica se utiliza da análise de conteúdo manual e técnicas qualitativas e quantitativas de coleta de dados por meio de questionário semiestruturado compartilhado em redes sociais. Como exemplo de persuasão e estudo de caso, cita-se a banda Coldplay e suas ações sustentáveis.

Is resultados auferidos ressaltam a importância do consumo sustentável e a necessidade das marcas atenderem às demandas do público interessado nesse tipo de produto. E que, apesar do interesse dos consumidores em produtos compatíveis, o alto custo e a falta de disponibilidade ainda são desafios a serem enfrentados para uma adoção mais ampla desse tipo de consumo. Concluiu-se, portanto, que o alto custo dos produtos sustentáveis é um obstáculo para esse tipo de consumo.

Palavras-chave: Neuromarketing, Consumo sustentável, Comportamento do consumidor, Marketing verde.

8. Ação de levantamento de dados em escolas públicas de curitiba/pr para adequação ao modelo de biofilia urbana

Eixo do Trabalho – Educação e desenvolvimento sustentável

Jesomir Uba Filho
jesomirubafilho@gmail.com

RCU Vol 1 -2023
Congresso Sustentar.

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Dentro da proposta de atuar em temas de interesses da comunidade, junto a ela e direcionando ações que comunguem real atitude de melhoria do espaço vivencial de cada pessoa, esta intervenção e pesquisa presencial visa identificar as necessidades específicas dentro do espaço das escolas de Curitiba. Isso devido à repercussão de eventos drásticos envolvendo alunos de escolas municipais e estaduais de Curitiba e região. Objetiva-se alinhar espaços e alunos ao bom convívio e a interação de conforto entre aluno de ambiente escolar. Ancorados em Beatley (2011), podemos parear o ambiente urbano com o microambiente das escolas e utilizar os mesmos parâmetros para a melhoria ambiental do espaço. Aplicar-se-á um questionário aos escolares e serão observados seus desdobramentos na psique do discente. Será apresentada uma enquete a ser preenchida pelo aluno, a qual deverá concluir e aferir dados sobre a qualidade em relação à condição ambiental destes espaços escolares. Após essa etapa, haverá o entabulamento dos dados, efetuando uma análise centrada em quais soluções priorizar, qualidades e defeitos do espaço em relação às condicionantes ambientais. A intenção é formular um antes e depois que será apresentado como resultado para a direção da escola. Esta, por sua vez, poderá utilizar estes dados para balizar futuras melhorias no local. Assim, as ações deste programa serão acessar as entidades selecionadas, aplicar a enquete com os formulários pré-estipulados, conferir os dados registrados, catalogar, aferir com análise do antes e depois os espaços selecionados e, também, transmitir à direção da escola o resultado da enquete.

Palavras-chave: biophiliccities , alunos, espaço escolar, Timothy Beatley.

9. Projeto colmeias urbanas

Eixo do Trabalho – Educação, Saúde para a Sustentabilidade

Ediane Ertel Werlang

Caroline Barbosa de Lima Chiquin

Edilaine Vieira da Silva

Ahirton Sdroiesk Junior
educação.ambiental@sjp.pr.gov.br

Danieli Aparecida From
danieli.from@sjp.pr.gov.br

RCU Vol 1 -2023
Congresso Sustentar.

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O Programa Colmeias Urbanas disponibiliza e instala colmeias de Abelhas Nativas sem Ferrão (ASF) nas unidades educacionais e outros espaços públicos do município de São José dos Pinhais – PR. Existem aproximadamente 400 espécies de abelhas sem ferrão no planeta – no Brasil, mais de 300 já foram descritas e cerca de 100 encontram-se em risco de extinção. 
Ao realizar a polinização, as abelhas auxiliam na produção de cerca de 80% das plantas com flores e 70% das culturas agrícolas, mantendo e promovendo a biodiversidade. O objetivo geral é a educação ambiental, utilizando as ASF como uma ferramenta didática e forma de divulgação da importância desses insetos para o equilíbrio do planeta. As unidades que aderem ao programa, junto à comunidade escolar, se responsabilizam pela implantação de um espaço, com plantas que atraem e alimentam as ASF, onde são instaladas uma ou mais caixas das espécies jataí, mandaçaia ou mirim guaçu, abelhas comuns na região, dóceis e de fácil manejo. Dentre os resultados, a adesão voluntária ao programa por mais de 50% das unidades educacionais, elaboração de cartilha interativa com informações sobre a vida das abelhas, contratação de assessoria técnica e construção de um meliponário para visitas guiadas. Concluiu-se que o programa incentivou os participantes a refletir sobre os riscos da diminuição da população das abelhas, da implicação na perda da biodiversidade e da influência na cadeia alimentar. Além disso, o aumento dos agentes polinizadores, dado o interesse da comunidade das unidades participantes do programa, que adquiriram suas próprias colmeias.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Abelhas nativas sem ferrão, Ferramenta didática.

10. A importância da presença dos pais na primeira infância: um olhar da psicanálise

Eixo do Trabalho – Educação e desenvolvimento sustentável

Thiago Juliani Furquim
jufuthi@icloud.com
UniEnsino

Diego da Silva.

RCU Vol 1 -2023
Congresso Sustentar.

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Objetiva-se através deste artigo apresentar a importância da presença dos pais na criação de um filho, e elucidar ao leitor, os impactos da presença de seus genitores/cuidadores na primeira infância, que para Freud corresponde a fase psicossexual que vai de um dia a seis anos, essa fase é marcada por diversas situações e dela muitas coisas irão refletir na fase adulta. Entende-se que os efeitos dessa presença causam um grande impacto na formação da personalidade e na construção da autoestima desse futuro adulto, ou seja, é necessária uma presença qualificada para que no futuro os efeitos danosos sejam mitigados. Segundo Freud a fase psicossexual é formada por uma série de constructos que devem ser acompanhados, para que a qualidade nas relações seja preservada. Além de tudo isso, ainda responder às seguintes perguntas: Qual a importância de fato da presença dos pais na primeira infância? Por que é tão importante esse primeiro contato do bebê com a mãe? Como na infância, algum trauma pode ser relembrado e vivido na fase adulta, e qual o impacto disso na fase adulta? Isso que se propõe descobrir no decorrer da leitura deste artigo. Para isso, não foi recomendado estudos de caso e nem pesquisas de levantamento campo com entrevistas devido ao curto espaço de tempo para entrega do mesmo, sendo assim realizado então uma pesquisa referencial teórica/bibliográfica em artigos e a exploração qualitativa sobre a importância da presença dos pais na primeira infância, como uma forma de oferecer ao leitor esse material, e elucidar com robustez a relevância do tema nos dias não só atuais, mas também muito se falado em diversos momentos culturais sobre esta temática. De fato, um ambiente funcional onde se encontra: amor, carinho e cuidados, será bem mais adequado que um ambiente disfuncional. Há muito tempo se fala e se observa o comportamento das crianças perante sua família, mas atualmente, se dá muito mais importância e ênfase ao assunto. Através de muitos estudos e abordagens clínicas, observou-se a criança através do brincar, demonstrando como é o funcionamento dentro da sua casa, através do lúdico muito pode ser falado, na criança o que o terapeuta/analista deve observar é o não-verbal, ao contrário do adulto.

Palavras-chave: psicanálise; infância; primeira infância & Freud.

11. Análise do ensino para sustentabilidade em uma instituição pública estadual de educação

Eixo do Trabalho – Educação e desenvolvimento sustentável

Isabella Karine Bueno

Laise Dec Salvego

Lays Cherobim Parolin

Danieli Aparecida From
danieli.from@sjp.pr.gov.br

RCU Vol 1 -2023
Congresso Sustentar.

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Com a globalização se faz necessário dialogar sobre economia, sociedade e ecologia no planejamento pedagógico do modelo de educação para uma sustentabilidade adequada no nosso cotidiano e, consequentemente, nas empresas, governos e indústrias. O presente estudo tem como objetivo examinar a prática do ensino para a sustentabilidade pautada na Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas no Colégio Estadual Elza Scherner Moro em São José dos Pinhais, Paraná, considerando a perspectiva dos alunos, professores e do documento oficial da instituição – o Plano de Trabalho Docente. A pesquisa revelou lacunas importantes no entendimento e na prática da sustentabilidade, em que o objetivo central era investigar a forma como a sustentabilidade é abordada no componente curricular da escola, analisando os temas e métodos utilizados, a percepção dos alunos e o papel dos educadores neste processo. O estudou evidencia que a compreensão de alguns professores sobre o tema sustentabilidade se alinha com a teoria, mas alguns têm um conhecimento e visão muito simplista do assunto. Em relação aos estudantes, a pesquisa identificou lacunas no ensino que têm dificultado a aplicação de ações sustentáveis no seu dia a dia. Os dados deste estudo podem servir também como base para aprimorar a abordagem do ensino da sustentabilidade, pois os resultados apontam para a necessidade de revisitar e fortalecer as estratégias de ensino atuais, integrando enfoques mais práticos e envolventes com o intuito de promover uma compreensão mais abrangente e uma prática efetiva sobre a sustentabilidade.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Educação ambiental, Desenvolvimento sustentável.