Foco e Escopo
A RCU – Revista Científica UniEnsino, é um periódico de divulgação científica, publicado pelo Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná – UniEnsino, a qual tem por finalidade de publicar
trabalhos de caráter interdisciplinar, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios de temáticas pertinentes às seguintes áreas:
Processo de avaliação por pares:
Os artigos submetidos à Revista são inicialmente avaliados pelo Comitê Editorial o qual fará a verificação do atendimento às normas, enquadramento no escopo da Revista e mérito do artigo para publicação. Após esta avaliação inicial pelos editores, os artigos poderão ser devolvidos aos autores para adequação às normas da Revista. O corpo de avaliadores é formado por pesquisadores provenientes das diferentes áreas das Ciências.
Double Blind Review:
Os trabalhos recebidos serão encaminhados para, no mínimo, dois pareceristas, que avaliarão os textos às cegas, ou seja, os avaliadores não terão acesso ao nome dos autores e vice-versa. Uma lista dos assessores ad hoc avaliadores dos trabalhos constantes na edição, será publicada ao final da revista. Uma vez aceito para publicação, o trabalho será encaminhado para revisão final e, na sequência, para diagramação.
Declaração de Direito Autoral ou Transferência de Direito Autoral:
A submissão de um trabalho significa que os autores, automaticamente, transferem todos os direitos de publicação. O autor responsável receberá um formulário de cessão de direitos autorais, que deverá retornar ao Conselho Editorial da Revista, firmado por todos os autores.
O conteúdo e as opiniões apresentadas nos trabalhos publicados não são de responsabilidade da revista, sendo o autor do artigo responsável
pelo conteúdo dele.
A RCU – Revista Científica UniEnsino não se responsabiliza ou endossa
as opiniões emitidas pelos autores.
O Comitê Editorial de cada número reserva o direito de introduzir alterações nos originais, respeitando o estilo e as opiniões dos autores, de forma a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação.
Declaração de Direito Autoral
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://revistauniensino.com.br/revista-cientificauniensino/
Política de Pagamento:
A RCU – Revista Científica UniEnsino, não cobra taxas para submissão, processamento ou publicação dos artigos. Para submeter um artigo, resenha, caso de ensino, short paper, artigos de opinião, devem ser
seguidas as orientações para formatação e respeitadas as condições para submissão.
Observações:
A RCU – Revista Científica UniEnsino recomenda que não sejam enviados artigos tipo revisão de literatura de temas/assuntos teóricos já consolidados na literatura da área, bem como artigos bibliométricos.
O número máximo de autores/coautores em um artigo é de 5 (cinco).
Espera-se que as contribuições (artigos e resenhas) tragam avanços teóricos ou teórico empírico significativos para a respectiva área de concentração.
As contribuições devem estar de acordo com as normas de formatação da RCU – Revista Científica UniEnsino.
As referências bibliográficas deverão estar citadas no artigo ou resenha e vir ao final do manuscrito seguindo a norma ABNT.
– Tabelas, quadros, gráficos e figuras devem vir presentes no corpo do texto e numerados, e não ao final do documento.
– Extensão dos trabalhos: Artigos devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo referências, apêndices e anexos.
Entrevistas serão elaboradas em, no máximo, 10 (dez) páginas. Short papers não devem ultrapassar 8 (oito) páginas (a template/modelo específica(o) deve ser solicitada aos editores).
Condições para submissão
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
· O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word e podem ser submetidos nos idiomas espanhol, inglês e português.
· O artigo está acompanhado de resumo de até 250 palavras em parágrafo único, seguido de 3 a 6 palavras-chaves separadas por ponto e vírgula. O artigo possui título, e abstract com Keywords
correspondentes. O resumo descreve suscintamente: a origem do artigo, objetivos, metodologia utilizada, resultados principais e conclusões.
· O artigo possui entre 15 e 20 páginas.
· O texto está em espaço simples; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
· O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
· NÃO ANEXE O TEXTO COM SUA IDENTIFICAÇÃO (NOME). A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), foram seguidas.
· Deve ser enviado arquivo separado com o título do artigo e a identificação dos autores, e-mail e com as respectivas filiações.
· SOMENTE COMO BASE PARA OS ARTIGOS TECNOLÓGICOS E CASOS PARA ENSINO. Sugerimos seguir os seguintes roteiros para elaboração (NO ENTANTO AS NORMAS DE SUBMISSÃO E FORMATAÇÃO DA RCU DEVEM SER SEGUIDAS):
ARTIGOS TECNOLÓGICOS CASOS PARA ENSINO
· Os autores não submeteram mais de um artigo na RCU – Revista Científica UniEnsino de forma simultânea ou não publicaram artigos no mesmo ano.
Política de Privacidade:
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Ética e boas práticas
A Revista Científica da UniEnsino reserva-se no direito de verificar mediante varredura de plágio os arquivos enviados, como forma de garantir a ética e as boas práticas de publicações científica. O plágio, é caracterizado pelo uso indevido de ideias, palavras ou obras de outras pessoas sem a devida atribuição.
Além de ser considerado antiético, este ato viola valores essenciais da dignidade acadêmica e da propriedade intelectual. O plágio na educação pode se manifestar de várias maneiras, desde copiar completamente os
trabalhos até não incluir citações que indiquem claramente a origem das ideias ou conceitos usadas.