A RCU – Revista Científica UniEnsino, é um periódico de divulgação científica, publicado pelo Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná – UniEnsino, a qual tem por finalidade publicar trabalhos de caráter interdisciplinar, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios de temáticas pertinentes às Ciências Ambientais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Saúde e Ciências da Vida, Comunicação, Artes e Design, Educação e Ciências Humanas, conforme chamadas específicas periódicas.
Os artigos submetidos à Revista são inicialmente avaliados pelo Comitê Editorial o qual procede a verificação do atendimento às normas, enquadramento no escopo da Revista e mérito do artigo para publicação. Após esta avaliação inicial pelos editores, os artigos poderão ser devolvidos aos autores para adequação às normas da Revista.
O corpo de avaliadores é formado por pesquisadores provenientes das diferentes áreas das Ciências. Os trabalhos recebidos são encaminhados para, no mínimo, dois pareceristas, que avaliam os textos às cegas, ou seja, os avaliadores não têm acesso ao nome dos autores e vice-versa. Uma lista dos assessores ad hoc avaliadores dos trabalhos constantes na edição, é publicada ao final da revista a cada publicação. Uma vez aceito para publicação, o trabalho será encaminhado para revisão final e, na sequência, para diagramação.
A submissão de um trabalho significa que os autores, automaticamente, transferem todos os direitos de publicação. O autor responsável recebe um formulário de cessão de direitos autorais, que deverá retornar ao Conselho Editorial da Revista, firmado por todos os autores. O conteúdo e as opiniões apresentadas nos trabalhos publicados não são de responsabilidade da revista, sendo o(s) autor(es) do artigo responsável(is) pelo conteúdo dele.
A revista é disponibilizada online, semestralmente, em fluxo contínuo e os textos são disponibilizados em formato PDF, eletronicamente. A RCU – Revista Científica UniEnsino oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.