RCA – Revista Científica Anchieta

mês – mês ano

Volume 00 – Número 00

Artigos Especiais:

1. Auditoria interna como elemento de apoio aos controles e para tomada de decisão. 

Internal audit as a support element for controls and for decision making.

Gleiber Lúcio de Carvalho; Thalita de Oliveira Gonçalves dos Santos.

RCU 2022;2(1): 09-19.

Baixe em português

O presente artigo, tipo revisão bibliográfica, objetiva revelar a importância da Auditoria Interna como ferramenta de controle e de auxílio para a tomada de decisão gerencial. A Auditoria Interna, ao longo do tempo, vem passando por um refinamento teórico e prático, alargando sua atuação de apoio ao empresário. O objetivo do presente artigo é apresentar as características da Auditoria Interna, sua diferença com a Auditoria Externa, seu planejamento e execução, sua importância na construção de controles internos efetivos. As aplicações práticas da Auditoria Interna são incomensuráveis, haja vista que as empresas, muitas vezes, passam por situações de descontrole interno e por dificuldades na tomada de decisão em razão de sua desorganização. Desta forma, a Auditoria Interna, presta-se não só como instrumento de controle dos diferentes atos administrativos, mas também como ferramenta de auxílio para tomada de decisões empresariais.

Palavras-chave: Auditoria. Controle. Organizações. Decisões Gerenciais.



2. Biblioteca multifacetada: ações culturais em ambientes de biblioteca como fonte de educação e promoção da igualdade social.

Multifacet libraries: cultural actions in library environments as a source of education and promotion of social equality.

Jonathan Felipe Espigiorin de Oliveira.

RCU 2022;2(1): 20-37.

Baixe em Português

Apresenta-se de forma geral as perspectivas da construção de uma identidade cultural e educativa a biblioteca e ao bibliotecário, abordando temas como a cultura, poder, igualdade social, ações sociais na biblioteca e as práticas previamente construídas nos espaços das bibliotecas. Há a construção de propostas para a efetivação na construção de projetos culturais e a dialética que pode e deve ocorrer na biblioteca, apoiados pela premissa que o bibliotecário é um gestor da informação e a biblioteca o ambiente onde se armazena a informação e a disponibiliza para transformar em conhecimento que por sua vez é libertador e oferece a possibilidade de democratização do saber e alcance a comunidade de entorno as instituições informacionais. 

Palavras-Chave: Biblioteca. Igualdade. Cultura. Sociedade. Educação.

3. A fidelização de alunos nas ies privadas, através do modelo de gestão: uma estratégia de marketing baseada no comportamento de compra do consumidor.

Student loyalty in private heis, through the management model: a marketing strategy based on consumer buying behavior.

Osvaldo Paes de Brito.

RCU 2022;2(1): 38-63.

Baixe em Português

Este trabalho traz à discussão o tema Modelo de Gestão como estratégia de marketing na satisfação e fidelização dos clientes através do comportamento de compra do consumidor. Tem como contexto inspirador a importância do Modelo de Gestão das IES – Instituições de Ensino Superior, tanto no plano da estratégia do marketing quanto na satisfação e fidelização de seus alunos, em função dos seguintes fatos: evasão, peculiaridade pessoais inerente aos alunos; pouca ênfase na estrutura física e não física voltada a valorização da IES como estratégia de marketing. Para o desenvolvimento do trabalho, foram examinadas as literaturas mais atualizadas sobre evasão, marcas, satisfação e fidelização de clientes. A avaliação foi feita através de um levantamento junto a alunos das IES da cidade Londrina. Isso nos permitiu levantar e discutir alternativas sobre métodos de satisfação e fidelização de clientes através de um Modelo de Gestão que derivam das considerações sobre o tema. 

Palavras-chave: Modelo de Gestão. Evasão. Satisfação. Fidelização. Valor. Marca. Aluno. instituição de ensino superior (IES). Estratégia.

4. IFRS 16: os desafios dos profissionais de contabilidade na aplicação da nova norma de leasing.

IFRS 16: the challenges of accounting professionals on the deployment of the new leasing rule.

Kaiane Bezerra Lima Chaves.

RCU 2022;2(1): 64-84.

Baixe em Português

A partir de 2019 as empresas brasileiras estão obrigadas a contabilizar em suas demonstrações financeiras, além dos arrendamentos mercantis operacionais, os arrendamentos mercantis financeiros, conforme a exigência da nova nome de leasing IFRS 16, doravante CPC 06 (R2). Assim, esta pesquisa busca identificar quais os principais desafios do profissional de contabilidade na aplicação da nova norma. Para tanto, foi submetido um questionário – para alguns profissionais de contabilidade atuantes em empresas de médio e grande porte da cidade de Fortaleza -, almejando a compreensão dos pontos de maior complexidade e dificuldade perante a nova IFRS. Os resultados da pesquisa evidenciaram que alguns profissionais ainda tem muitas dificuldades quanto aos quesitos da nova regra de leases, seja quanto a aplicabilidade, seja quanto a compreensão de determinados pontos. Portanto, ainda que a norma proporcione mais transparência e credibilidade às empresas no mercado, ainda há inúmeros fatores a serem trabalhados além das exigências da nova disposição. 

Palavras-Chave: IFRS 16. Arrendamento Mercantil. Desafios. Dificuldades.

5. Análise da produção e demanda de soja com práticas responsáveis.

Analysis of soy production and demand with responsible practices.

Terli Monteiro Ayres; Silvana Moraes de Souza de Almeida; Rita de Kassia Marques de Oliveira; Carlos Alberto de Matos Junior.

RCU 2022;2(1): 85-98.

Baixe em Português

Nos últimos anos, o consumo de soja no mundo aumentou significativamente e isso se deve ao aumento da renda em alguns países, como a China, e à mudança na alimentação das pessoas. Segundo dados da Emprapa (2021), o Brasil está entre os três maiores produtores de soja do mundo. Alguns fatores como solo e clima favorecem o plantio. Os maiores importadores, segundo a Conab (2021), são a China, países da União Europeia e o México. As perspectivas para os próximos anos são de aumento da demanda por cereais e, consequentemente, de aumento de preços. As análises realizadas ajudam a pensar no desenvolvimento nacional, mas também no grande desafio de ajudar a reduzir a fome no mundo. Para isso, foram estudados artigos e dados de organizações oficiais e confiáveis, além de periódicos nacionais e internacionais. Por meio de gráficos e tabelas de autoria própria de acordo com as informações investigadas, buscou-se entender o mercado brasileiro no mundo e encontrar um equilíbrio entre vendas, comércio e sustentabilidade. Concluiu-se que a produção de grãos pode desenvolver países, gerar riqueza, ajudar pessoas e animais a cumprir um papel econômico sustentável. 

Palavras-chave: Soja. Produtores. Demanda. Preços. Sustentável.

6. Relação entre gestão do conhecimento e tomada de decisão em indústrias com sistema Toyota de produção: uma revisão bibliográfica sistemática.

Relationship between knowledge management and decision making in industries with Toyota production system: a systematic bibliographic review.

Edelvino Razzolini Filho; Aguinaldo Ferreira dos Santos.

RCU 2022;2(1): 99-137.

Baixe em Português

A pesquisa teve como problemática a busca da resposta para a questão “qual a relação entre Gestão do Conhecimento, Tomada de Decisão e Sistema Toyota de Produção nos trabalhos acadêmicos publicados nos últimos 10 anos nas bases científicas pré-estabelecidas?”. Sendo que os objetivos desse artigo se nortearam pela busca nas bases de dados cientificas, organização desses documentos e análise das relações existentes entre essas 3 temáticas, para posteriormente inferir resultados que apresentassem essas relações. Para atingir o objetivo e o problema propostos adotou-se uma metodologia qualitativa, com dados secundários obtidos diretamente nas bases selecionadas (Portal Capes, EbscoHost, ScienceDirect e BDTD), com data de coleta dos dados entre 01 e 10 de setembro e 01 a 10 de dezembro de 2020, trabalhando com documentos em língua portuguesa e inglesa, a análise foi realizada no software de análise de conteúdo ATLAS.TI®, com determinação prévia dos códigos e das famílias de códigos para a análise. Em relação aos resultados atingidos por essa pesquisa, observou-se que no total foram coletados nas bases 1520 documentos, sendo 140 pré-selecionados após uma leitura prévia e busca de aderência aos temas, ficando 71 com aderência a GC, 46 com aderência a TD e 23 com aderência a STP. Os resultados permitem concluir que existem relações entre as temáticas, mas de forma distinta, sendo mais forte a relação entre GC e TD, existindo uma relação mais fraca entre TD e STP, porém, foi observado que não existe relação entre as três temáticas simultaneamente em nenhum documento pesquisado.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Conhecimento Organizacional. Tomada de Decisão. Processo Decisório. Sistema Toyota de Produção.