RCU - Revista Científica UniEnsino
Edit

RCU – Revista Científica UniEnsino

Janeiro – Junho 2022

Volume 2 – Número 01

Artigos Especiais:

1. Auditoria interna como elemento de apoio aos controles e para tomada de decisão. 

Internal audit as a support element for controls and for decision making.

Gleiber Lúcio de Carvalho; Thalita de Oliveira Gonçalves dos Santos.

RCU 2022;2(1): 09-19.

Baixe em português

O presente artigo, tipo revisão bibliográfica, objetiva revelar a importância da Auditoria Interna como ferramenta de controle e de auxílio para a tomada de decisão gerencial. A Auditoria Interna, ao longo do tempo, vem passando por um refinamento teórico e prático, alargando sua atuação de apoio ao empresário. O objetivo do presente artigo é apresentar as características da Auditoria Interna, sua diferença com a Auditoria Externa, seu planejamento e execução, sua importância na construção de controles internos efetivos. As aplicações práticas da Auditoria Interna são incomensuráveis, haja vista que as empresas, muitas vezes, passam por situações de descontrole interno e por dificuldades na tomada de decisão em razão de sua desorganização. Desta forma, a Auditoria Interna, presta-se não só como instrumento de controle dos diferentes atos administrativos, mas também como ferramenta de auxílio para tomada de decisões empresariais.

Palavras-chave: Auditoria. Controle. Organizações. Decisões Gerenciais.



2. Biblioteca multifacetada: ações culturais em ambientes de biblioteca como fonte de educação e promoção da igualdade social.

Multifacet libraries: cultural actions in library environments as a source of education and promotion of social equality.

Jonathan Felipe Espigiorin de Oliveira.

RCU 2022;2(1): 20-37.

Baixe em Português

Apresenta-se de forma geral as perspectivas da construção de uma identidade cultural e educativa a biblioteca e ao bibliotecário, abordando temas como a cultura, poder, igualdade social, ações sociais na biblioteca e as práticas previamente construídas nos espaços das bibliotecas. Há a construção de propostas para a efetivação na construção de projetos culturais e a dialética que pode e deve ocorrer na biblioteca, apoiados pela premissa que o bibliotecário é um gestor da informação e a biblioteca o ambiente onde se armazena a informação e a disponibiliza para transformar em conhecimento que por sua vez é libertador e oferece a possibilidade de democratização do saber e alcance a comunidade de entorno as instituições informacionais. 

Palavras-Chave: Biblioteca. Igualdade. Cultura. Sociedade. Educação.

3. A fidelização de alunos nas ies privadas, através do modelo de gestão: uma estratégia de marketing baseada no comportamento de compra do consumidor.

Student loyalty in private heis, through the management model: a marketing strategy based on consumer buying behavior.

Osvaldo Paes de Brito.

RCU 2022;2(1): 38-63.

Baixe em Português

Este trabalho traz à discussão o tema Modelo de Gestão como estratégia de marketing na satisfação e fidelização dos clientes através do comportamento de compra do consumidor. Tem como contexto inspirador a importância do Modelo de Gestão das IES – Instituições de Ensino Superior, tanto no plano da estratégia do marketing quanto na satisfação e fidelização de seus alunos, em função dos seguintes fatos: evasão, peculiaridade pessoais inerente aos alunos; pouca ênfase na estrutura física e não física voltada a valorização da IES como estratégia de marketing. Para o desenvolvimento do trabalho, foram examinadas as literaturas mais atualizadas sobre evasão, marcas, satisfação e fidelização de clientes. A avaliação foi feita através de um levantamento junto a alunos das IES da cidade Londrina. Isso nos permitiu levantar e discutir alternativas sobre métodos de satisfação e fidelização de clientes através de um Modelo de Gestão que derivam das considerações sobre o tema. 

Palavras-chave: Modelo de Gestão. Evasão. Satisfação. Fidelização. Valor. Marca. Aluno. instituição de ensino superior (IES). Estratégia.

4. IFRS 16: os desafios dos profissionais de contabilidade na aplicação da nova norma de leasing.

IFRS 16: the challenges of accounting professionals on the deployment of the new leasing rule.

Kaiane Bezerra Lima Chaves.

RCU 2022;2(1): 64-84.

Baixe em Português

A partir de 2019 as empresas brasileiras estão obrigadas a contabilizar em suas demonstrações financeiras, além dos arrendamentos mercantis operacionais, os arrendamentos mercantis financeiros, conforme a exigência da nova nome de leasing IFRS 16, doravante CPC 06 (R2). Assim, esta pesquisa busca identificar quais os principais desafios do profissional de contabilidade na aplicação da nova norma. Para tanto, foi submetido um questionário – para alguns profissionais de contabilidade atuantes em empresas de médio e grande porte da cidade de Fortaleza -, almejando a compreensão dos pontos de maior complexidade e dificuldade perante a nova IFRS. Os resultados da pesquisa evidenciaram que alguns profissionais ainda tem muitas dificuldades quanto aos quesitos da nova regra de leases, seja quanto a aplicabilidade, seja quanto a compreensão de determinados pontos. Portanto, ainda que a norma proporcione mais transparência e credibilidade às empresas no mercado, ainda há inúmeros fatores a serem trabalhados além das exigências da nova disposição. 

Palavras-Chave: IFRS 16. Arrendamento Mercantil. Desafios. Dificuldades.

5. Análise da produção e demanda de soja com práticas responsáveis.

Analysis of soy production and demand with responsible practices.

Terli Monteiro Ayres; Silvana Moraes de Souza de Almeida; Rita de Kassia Marques de Oliveira; Carlos Alberto de Matos Junior.

RCU 2022;2(1): 85-98.

Baixe em Português

Nos últimos anos, o consumo de soja no mundo aumentou significativamente e isso se deve ao aumento da renda em alguns países, como a China, e à mudança na alimentação das pessoas. Segundo dados da Emprapa (2021), o Brasil está entre os três maiores produtores de soja do mundo. Alguns fatores como solo e clima favorecem o plantio. Os maiores importadores, segundo a Conab (2021), são a China, países da União Europeia e o México. As perspectivas para os próximos anos são de aumento da demanda por cereais e, consequentemente, de aumento de preços. As análises realizadas ajudam a pensar no desenvolvimento nacional, mas também no grande desafio de ajudar a reduzir a fome no mundo. Para isso, foram estudados artigos e dados de organizações oficiais e confiáveis, além de periódicos nacionais e internacionais. Por meio de gráficos e tabelas de autoria própria de acordo com as informações investigadas, buscou-se entender o mercado brasileiro no mundo e encontrar um equilíbrio entre vendas, comércio e sustentabilidade. Concluiu-se que a produção de grãos pode desenvolver países, gerar riqueza, ajudar pessoas e animais a cumprir um papel econômico sustentável. 

Palavras-chave: Soja. Produtores. Demanda. Preços. Sustentável.

6. Relação entre gestão do conhecimento e tomada de decisão em indústrias com sistema Toyota de produção: uma revisão bibliográfica sistemática.

Relationship between knowledge management and decision making in industries with Toyota production system: a systematic bibliographic review.

Edelvino Razzolini Filho; Aguinaldo Ferreira dos Santos.

RCU 2022;2(1): 99-137.

Baixe em Português

A pesquisa teve como problemática a busca da resposta para a questão “qual a relação entre Gestão do Conhecimento, Tomada de Decisão e Sistema Toyota de Produção nos trabalhos acadêmicos publicados nos últimos 10 anos nas bases científicas pré-estabelecidas?”. Sendo que os objetivos desse artigo se nortearam pela busca nas bases de dados cientificas, organização desses documentos e análise das relações existentes entre essas 3 temáticas, para posteriormente inferir resultados que apresentassem essas relações. Para atingir o objetivo e o problema propostos adotou-se uma metodologia qualitativa, com dados secundários obtidos diretamente nas bases selecionadas (Portal Capes, EbscoHost, ScienceDirect e BDTD), com data de coleta dos dados entre 01 e 10 de setembro e 01 a 10 de dezembro de 2020, trabalhando com documentos em língua portuguesa e inglesa, a análise foi realizada no software de análise de conteúdo ATLAS.TI®, com determinação prévia dos códigos e das famílias de códigos para a análise. Em relação aos resultados atingidos por essa pesquisa, observou-se que no total foram coletados nas bases 1520 documentos, sendo 140 pré-selecionados após uma leitura prévia e busca de aderência aos temas, ficando 71 com aderência a GC, 46 com aderência a TD e 23 com aderência a STP. Os resultados permitem concluir que existem relações entre as temáticas, mas de forma distinta, sendo mais forte a relação entre GC e TD, existindo uma relação mais fraca entre TD e STP, porém, foi observado que não existe relação entre as três temáticas simultaneamente em nenhum documento pesquisado.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Conhecimento Organizacional. Tomada de Decisão. Processo Decisório. Sistema Toyota de Produção.



Edit

A RCU – Revista Científica UniEnsino, é um periódico de divulgação científica, publicado pelo Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná – UniEnsino, a qual tem por finalidade publicar trabalhos de caráter interdisciplinar, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios de temáticas pertinentes às Ciências Ambientais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Saúde e Ciências da Vida, Comunicação, Artes e Design, Educação e Ciências Humanas, conforme chamadas específicas periódicas.

Os artigos submetidos à Revista são inicialmente avaliados pelo Comitê Editorial o qual procede a verificação do atendimento às normas, enquadramento no escopo da Revista e mérito do artigo para publicação. Após esta avaliação inicial pelos editores, os artigos poderão ser devolvidos aos autores para adequação às normas da Revista.

O corpo de avaliadores é formado por pesquisadores provenientes das diferentes áreas das Ciências. Os trabalhos recebidos são encaminhados para, no mínimo, dois pareceristas, que avaliam os textos às cegas, ou seja, os avaliadores não têm acesso ao nome dos autores e vice-versa. Uma lista dos assessores ad hoc avaliadores dos trabalhos constantes na edição, é publicada ao final da revista a cada publicação. Uma vez aceito para publicação, o trabalho será encaminhado para revisão final e, na sequência, para diagramação.

A submissão de um trabalho significa que os autores, automaticamente, transferem todos os direitos de publicação. O autor responsável recebe um formulário de cessão de direitos autorais, que deverá retornar ao Conselho Editorial da Revista, firmado por todos os autores. O conteúdo e as opiniões apresentadas nos trabalhos publicados não são de responsabilidade da revista, sendo o(s) autor(es) do artigo responsável(is) pelo conteúdo dele.

A revista é disponibilizada online, semestralmente, em fluxo contínuo e os textos são disponibilizados em formato PDF, eletronicamente. A RCU – Revista Científica UniEnsino oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Edit

Diretrizes para autores

A Revista UniEnsino, é um periódico de divulgação científica, publicado pelo Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná – UniEnsino, a qual tem por finalidade de publicar trabalhos de caráter interdisciplinar, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios de temáticas pertinentes às Ciências Ambientais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Saúde e Ciências da Vida, Comunicação, Artes e Design, Educação e Ciências Humanas.

Os artigos submetidos à Revista são inicialmente avaliados pelo Comitê Editorial o qual fará a verificação do atendimento às normas, enquadramento no escopo da Revista e mérito do artigo para publicação. Após esta avaliação inicial pelos editores, os artigos poderão ser devolvidos aos autores para adequação às normas da Revista.

O corpo de avaliadores é formado por pesquisadores provenientes das diferentes áreas das Ciências. Os trabalhos recebidos serão encaminhados para, no mínimo, dois pareceristas, que avaliarão os textos às cegas, ou seja, os avaliadores não terão acesso ao nome dos autores e vice-versa. Uma lista dos assessores ad hoc avaliadores dos trabalhos constantes na edição, será publicada ao final da revista. Uma vez aceito para publicação, o trabalho será encaminhado para revisão final e, na sequência, para diagramação.

A submissão de um trabalho significa que os autores, automaticamente, transferem todos os direitos de publicação. O autor responsável receberá um formulário de cessão de direitos autorais, que deverá retornar ao Conselho Editorial da Revista, firmado por todos os autores. O conteúdo e as opiniões apresentadas nos trabalhos publicados não são de responsabilidade da revista, sendo o autor do artigo responsável pelo conteúdo dele.

A Revista UniEnsino não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores.

O Comitê Editorial de cada número reserva o direito de introduzir alterações nos originais, respeitando o estilo e as opiniões dos autores, de forma a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação.

A Revista UniEnsino, não cobra taxas para submissão, processamento ou publicação dos artigos. Para submeter um artigo, resenha, caso de ensino, short paper, artigos de opinião, devem ser seguidas as orientações para formatação e respeitadas as condições para submissão.

Observações:

A Revista UniEnsino recomenda que não sejam enviados artigos tipo revisão de literatura de temas/assuntos teóricos já consolidados na literatura da área, bem como artigos bibliométricos.

O número máximo de autores/coautores em um artigo é de 5 (cinco).

Espera-se que as contribuições (artigos e resenhas) tragam avanços teóricos ou teórico empírico significativos para a respectiva área de concentração.

As contribuições devem estar de acordo com as normas de formatação da Revista UniEnsino.

As referências bibliográficas deverão estar citadas no artigo ou resenha e vir ao final do manuscrito seguindo a norma ABNT.

– Tabelas, quadros, gráficos e figuras devem vir presentes no corpo do texto e numerados, e não ao final do documento.

– Extensão dos trabalhos: Artigos devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo referências, apêndices e anexos. Entrevistas serão elaboradas em, no máximo, 10 (dez) páginas. Short papers não devem ultrapassar 8 (oito) páginas (a template/modelo específica(o) deve ser solicitada aos editores).

Condições para submissão 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word e podem ser submetidos nos idiomas espanhol, inglês e português.
  3. O artigo está acompanhado de resumo de até 250 palavras em parágrafo único, seguido de 3 a 6 palavras-chave. O artigo possui título em inglês, e abstract com Keywords correspondentes. O resumo descreve suscintamente: a origem do artigo, objetivos, metodologia utilizada, resultados principais e conclusões.
  4. O artigo possui entre 15 e 20 páginas.

O texto está em espaço simples; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  1. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  2. NÃO ANEXE O TEXTO COM SUA IDENTIFICAÇÃO (NOME). A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), foram seguidas.
  3. Deve ser enviado arquivo separado com o título do artigo e a autoria do mesmo.
  4. SOMENTE COMO BASE PARA OS ARTIGOS TECNOLÓGICOS E CASOS PARA ENSINO. Sugerimos seguir os seguintes roteiros para elaboração (NO ENTANTO AS NORMAS DE SUBMISSÃO E FORMATAÇÃO DA RCU DEVEM SER SEGUIDAS):

ARTIGOS TECNOLÓGICOS

http://www.anpad.org.br/m/content.php?e=aWRfZXZlbnRvPTQmaWRfdGV4dG89NTE=

CASOS PARA ENSINO

http://www.anpad.org.br/Normas_Casos_para_Ensino_2012.pdf

  1. Os autores não submeteram mais de um artigo na Revista UniEnsino de forma simultânea ou não publicaram artigos no mesmo ano.
  2. Em caso de aceite para publicação enviar, ainda, arquivo separado com o texto a seguir:

Declaração de Direito Autoral

Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://revistauniensino.com.br/revista-cientifica-uniensino/

Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais

separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Política de Privacidade: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Edit

ISSN: 2965-0526

Comitê Editorial / Editorial Committee

Editor Chefe:

Prof. Dr. Renato da Costa dos Santos – UniEnsino – Brasil

Editores Assistentes:

Dr. Ângelo Augusto Valles de Sá Mazzarotto – UniEnsino – Brasil

Prof. Dr. Robson de Faria Silva – Universidade do Contestado-UNC, Mafra-SC.

Prof. Dr. Jonatas Dutra Sallaberry – Universidade do Contestado-UNC, Mafra-SC.

Conselho Editorial / Editorial Council

Dr. Ângelo Augusto Valles de Sá Mazzarotto – UniEnsino – Brasil

Dra. Denise Fukumi Tsunoda – DECIGI-UFPR – Brasil

Dr. Edelvino Razzolini Filho – PPGGI-UFPR – UniEnsino – Brasil

Dr. Francisco Isaac Jacob- Universidade Katyavala Bwila, Angola-África.

Dr. Iglê Santos Pequeno – UniEnsino – Brasil

Dr. Jorge Amaro Bastos Alves – Universidade do Contestado-UNC, Mafra-SC.

Dra. Lóide Chipuco Chivinda Jacob- Universidade Katyavala Bwila, Angola-África

Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas – PPGGI-UFPR – Brasil

Dr. Nelson Pereira Castanheira – Uninter – Brasil

Dra. Patrícia Raquel da Silva Sottoriva – UniEnsino – Brasil

Dr. Renato da Costa dos Santos – UniEnsino – Brasil/Universidade do Contestado- UNC, Mafra-SC.

Dr. Roberto Cervi – DAGA-UFPR – Brasil

Dra. Rosane do Carmo Machado – UniEnsino – Brasil

Dra. Sílvia Facal – Universidad de la Empresa – UDE – Uruguay

Dra. Taiane Ritta Coelho – PPGGI-UFPR – Brasil

Periodicidade da publicação:

Semestral / Publicação em fluxo contínuo;

Os textos são disponibilizados em formato pdf.

Idioma(s) que serão aceitos os artigos:

Os artigos podem ser submetidos nos idiomas espanhol, inglês e português.


Autor corporativo: 

UniEnsino – Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná 

Campus Sede: Rua Ten. Tito Teixeira de Castro, 1222 – Boqueirão

Curitiba – PR – Brasil – CEP 81670-430

e-mail: revistaanchieta@faculdadeanchieta.edu.br

Informações Complementares:

Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso em ambientes educacionais, de pesquisa e não comerciais, com atribuição de autoria obrigatória.
O © copyright dos artigos e de entrevistas pertence aos respectivos autores / entrevistados com cessão de direitos para a RCU – Revista Científica UniEnsino no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/pós print) em sistemas / ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

Os autores têm permissão e são encorajados a depositar seus artigos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais antes (pré-print) e após (pós-print) à publicação na RCU – Revista Científica UniEnsino. Solicita-se apenas que, quando possível, a referência bibliográfica (incluindo o link/URL do artigo) seja elaborada com base na publicação na RCU – Revista Científica UniEnsino.

Edit

Revista Científica UniEnsino

Número 01

Implicação de imunidades quanto à prisão em flagrande delito no serviço policial militar o do Paraná

Felipe Podzwato Borne

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 02

A influência da teoria da inovação no progresso dos microempreendedores individuais

Maylla Wegrzinovski Pickssius
Renato da Costa dos Santos

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 03

A gestão da educação, o sistema educacional e os índices de desenvolvimento: um comparativo de alcance de metas  

Renato da Costa dos Santos 
Maylla Wegrzinovski Pickssius

Baixe em português

___________________________________________________________

 

 Revista Científica UniEnsino

Julho – Dezembro 2021 – Volume 1 

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 01

Planejamento estratégico competitivo na perspectiva da sustentabilidade. 

Competitive strategic planning in the perspectives of sustainability.
Rita de Kássia Marques de Oliveira; Iglê Santos Pequeno; Ricardo Costa Sholz.
RCU 2021;1(1): 07-15.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 02

Planejamento estratégico competitivo na perspectiva da sustentabilidade.   

Competitive strategic planning in the perspectives of sustainability.
Sergio Henrique dos Santos; Carlos Eduardo Maran Santos; Regina Maria Machado.
RCU 2021;1(1): 16-23.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 03

Planejamento estratégico competitivo na perspectiva da sustentabilidade.   

Competitive strategic planning in the perspectives of sustainability.
Silvana Moraes de Souza de Almeida; Maria Carolina Vieira da Rocha; Cecilia Fabiana Da Gama Ferreira.
RCU 2021;1(1): 24-33.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 04

Planejamento estratégico competitivo na perspectiva da sustentabilidade nas universidades.   

Competitive strategic planning in the perspectives of sustainability in universities.
Tadeu Botelho de Souza; Angelo Augusto Valles de Sá Mazzarotto.
RCU 2021;1(1): 34-45.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 05

Planejamento estratégico competitivo na perspectiva da sustentabilidade.   

Competitive strategic planning in the perspectives of sustainability.
Terli Monteiro Ayres; Patrícia Raquel Sottoriva.
RCU 2021;1(1): 46-60.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 06

Planejamento estratégico competitivo na perspectiva da sustentabilidade.   

Competitive strategic planning in the perspectives of sustainability.

Ana Paula de Jesus Carvalho; Tiago Gonçales Quadros; Lucas Vanslanv da Silva Wolff.

RCU 2021;1(1): 61-71.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 07

Strategic planning: stakeholders and reverse logistics as a sustainability perspective.
Gleiber Lúcio de Carvalho; Marcelo Coelho.
RCU 2021;1(1): 72-90.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 08

Planejamento estratégico, inovação e sustentabilidade: um estudo de caso da água mineral em lata da empresa Minalba Brasil.  

Strategic planning, innovation and sustainability: a case study of mineral water in cans from the company Minalba Brasil.
Kaianne Bezerra Lima Chaves; Rosane Machado; Patrícia Sottoriva.
RCU 2021;1(1): 91-106.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 09

Metade cara, metade máscara: um diálogo com a disciplina de linguagens da alteridade.  

Half expensive, half mask: a dialogue with the subject of languages of alterity.
Patrícia Teresinha Correa Fiori Manfré; Rita de Cássia Moser Alcaraz.
RCU 2021;1(1): 107-115.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 10

A influência da alfabetização lúdica para o desenvolvimento do aluno com TEA no ambiente escolar. 

The influence of literacy on the development of students with tea in the school environment.
Verônica Margoti Meister; Diego da Silva; Regina Maria Machado.
RCU 2021;1(1): 116-126.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 11

Domestic financial planning within the working class.
Abília Gomes Rodrigues; Renê Galiciolli; Chrystian Renan Barcelos.
RCU 2021;1(1): 127-139.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 12

A contabilidade gerencial para o processo de tomada de decisão.  

Management accounting for the decision making process.
Carla Fernanda de Lima; Renê Galiciolli; Chrystian Renan Barcelos.
RCU 2021;1(1): 140-148.

Baixe em português

___________________________________________________________

Número 13

Análise da startup Ideris perante a atual crise mundial do COVID-19.  

Analysis of startup Ideris in the current world crisis of COVID-19.
Hilda Mota da Silva; Jaqueline Aparecida Duarte Rodrigues; Sabrina Akemi Mariano Miyabukuro; Douglas Brunetta.
RCU 2021;1(1): 149-170.

Baixe em português

___________________________________________________________